Como a tecnologia mudou a educação

A tecnologia e o uso dela para os mais variados fins é algo crescente no nosso dia-a-dia, além de que, o acesso a essas tecnologias é cada vez mais fácil e barato. Assim, a tecnologia mudou consideravelmente as nossas vidas, a maneira como fazemos as coisas, como nos informamos, como pesquisamos e, por que não, a maneira como aprendemos?

Assim sendo, a tecnologia mudou a forma de vermos o mundo e também a forma como interagimos com ele, afinal, estamos sempre conectados e sempre atualizados. A tecnologia nos influencia na maneira de pensar, na maneira de agir e também na maneira como reagimos a situações que vivenciamos.

Isso, certamente, se traduziu e influenciou diretamente na educação. É impossível que com o constante avanço tecnológico que vivemos atualmente, a educação tenha se mantido exatamente a mesma, sem diferenças.

Embora ainda existam muitos professores e também instituições que relutem contra o uso da tecnologia o fato é que ela está presente sempre e não há mais como mudar isso. Não utilizar a tecnologia como uma aliada na educação é um grande erro, pois ela faz parte da vida de todos os alunos, direta ou indiretamente, e ao utilizá-la ocorre uma diminuição da distância entre estudante e professor.

Ao utilizar a tecnologia, uma ferramenta que o jovem domina, é possível aproximar-se mais facilmente dele, ensinar os conteúdos mais diversos com uma linguagem sobre a qual ele tem facilidade e facilitar muito o processo de aprendizagem e aquisição de conhecimento.

A internet facilitou a aprendizagem, por exemplo, com a criação de cursos online e ensino a distância. Isso possibilitou ao aluno que trabalha, que tem uma casa e uma família para cuidar, ou mesmo aqueles que possuem dois empregos, conseguir uma formação e também uma posição melhor no mercado de trabalho.

Além disso, a tecnologia mudou também a forma como o conhecimento é adquirido, pois hoje é possível encontrar a resposta para praticamente qualquer problema ou dúvida através dela.

Gostou, Compartilhe!

    Comentários