Cursos online democratizam o acesso ao conhecimento

Graças aos grandes avanços tecnológicos atuais a necessidade de compartilhar e dividir o conhecimento também aumentou muito. Para isso, fez-se necessária a criação de ambientes virtuais, dedicados exclusivamente ao aprendizado, conectando diferentes pessoas e democratizando a distribuição da informação.

Um grande exemplo de democratização do acesso ao conhecimento são os cursos online que permitem que um número muito maior de pessoas possa ter acesso a uma capacitação de qualidade e uma boa especialização sem sequer sair de casa, o que não acontecia a bem pouco tempo atrás, quando os cursos de graduação eram oferecidos somente com a modalidade presencial.

O custo de fazer uma faculdade também era muito alto e praticamente inviável para um grande número de pessoas. Além dos valores das mensalidades o estudante ainda tinha que ser capaz de arcar com os gastos com deslocamento e alimentação fora de casa. Esse é um dos motivos pelo qual os cursos online democratizam o acesso ao conhecimento.

Outro grande motivo é que, algum tempo atrás, os cursos presenciais exigiam materiais caros e uma grande quantidade de livros específicos. Não quer dizer que os cursos online também não peçam algum material, mas grande parte dos conteúdos necessários para os cursos é fornecida pela própria instituição, através do meio online, o que facilita e também democratiza o acesso ao conhecimento.

De acordo com o Censo da Educação, somente no ano de 2011 o número de estudantes cursando a modalidade online já atingia quase 15% do total de alunos matriculados em cursos de graduação no Brasil.

É por isso que o uso da tecnologia facilita o acesso aos cursos online que, por sua vez, democratizam o acesso ao conhecimento e à informação, permitindo que mais pessoas possam obter uma graduação, o que não seria possível há bem pouco tempo atrás.

Gostou, Compartilhe!

    Comentários