Ensino on-line, um caminho sem volta. Saiba o porquê

Diariamente, um número cada vez maior de brasileiros se matricula em cursos de educação a distância, principalmente no que diz respeito ao ensino superior. Isso é, sem dúvida, uma excelente notícia, visto que o acesso ao ensino superior está se popularizando e democratizando consideravelmente.

Há menos de 10 anos atrás, de acordo com dados gerais do Censo de Educação Superior, essa modalidade de ensino online nem mesmo existia e, atualmente, já responde por mais de 15% do total de alunos matriculados em cursos de graduação.

Esse crescimento se deve à popularização da internet e o alcance da mesma a um grande número de pessoas chegando a um número cada vez maior de casas em todo o mundo, permitindo um acesso mais democrático às instituições de ensino.

Diferentemente do que acontecia no passado, atualmente o ensino online no Brasil não é mais sinônimo de ensino de baixa qualidade. Essa situação mudou completamente, visto que os alunos graduados através de sistemas online atingiram uma média de 6,7 pontos a mais nos resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Nos dias de hoje, ainda, as possibilidades são extremamente amplas e é possível fazer cursos através dos sistemas de ensino online dentro dos mesmos moldes dos ensinos presenciais, com conteúdos audiovisuais e interação constante entre professor e aluno.

No Brasil, por exemplo, o próprio governo federal já reconheceu a importância da modalidade de ensino online, e reconheceu também que o percentual de matriculas ainda é baixo se comparado com outros países nos quais essa modalidade representa quase a metade dos estudantes. Entretanto, considerou um bom começo e que é importante estar atento à regulamentação para garantir a qualidade do serviço prestado.

É por essa facilidade e abrangência que o ensino online é um caminho sem volta, tanto no Brasil como no mundo, e só tende a crescer e a atingir um número casa vez maior de pessoas.

Gostou, Compartilhe!

    Comentários