O que podemos esperar do ensino online no futuro?

O ensino online é uma prática crescente que vem se destacando consideravelmente no cenário mundial e principalmente no Brasil. Essa modalidade de ensino oferece uma ótima opção para um grandíssimo número de pessoas que tem dificuldade de conciliar suas atividades diárias com um curso ou aula presencial.

Sendo assim, para muitas pessoas, frequentar uma instituição de ensino é algo muito complicado e também oneroso, visto que com o ensino online o aluno ainda economiza os gastos com deslocamento e alimentação fora de casa.

Além disso, o ensino online permite que o aluno faça os mais variados tipos de cursos, de diferentes instituições em qualquer lugar do mundo. Isso faz com que as pessoas possam ter acesso a um determinado conhecimento que não teriam se dependessem do ensino presencial.

No cenário brasileiro, o ensino online vem em uma linha ascendente. Somente em 2011, mais de 14% dos estudantes universitários estavam matriculados através da modalidade do ensino online, considerando um total de 6,7 milhões.

As instituições que oferecem a modalidade de ensino online permitem a ampliação das fronteiras e, atualmente, oferecem cursos que são até 100% a distância. É por isso que cada vez mais o ensino online se destaca como o caminho que pode proporcionar profundas transformações na educação e no sistema de ensino atual e presencial.

É por isso que o futuro do ensino online é muito promissor, pois ele é uma opção prática, que acompanha os tempos atuais, se aproxima da realidade do aluno e dos tempos modernos e utiliza ferramentas muito atuais para o ensinamento dos mais diversos conteúdos.

Assim, com base nos pilares da educação divulgados pela Unesco, que são aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, é que o ensino online chegou no cenário educativo para ficar e não é visto somente como uma modalidade de ensino, mas como o futuro da educação mundial.

Gostou, Compartilhe!

    Comentários